
Construímos o desenvolvimento a partir da Benedita
Enquadramento
Diz o dicionário que barafunda é a “ausência de ordem; mistura desordenada de pessoas e coisas”. Nada mais errado. Barafunda é a criatividade, a inovação e o empreendedorismo ao serviço da população da Benedita e da região.
A Barafunda – Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social nasceu em 1982 como um projeto ligado às artes dramáticas: um grupo de estudantes do ensino secundário unido e coeso lançava-se então no mundo do teatro com a encenação de peças e a promoção de cursos de representação dramática.
O ano de constituição foi 1989, estendendo-se à organização de atividades com crianças de grupos socioeconómicos menos favorecidos. A Associação foi reconhecida em 1997 como IPSS e inscrita no Registo Nacional das Associações Juvenis do IPJ. Ainda em 1997, surgiu o Centro Lúdico ATL e a Academia de Trabalho e Formação (ATF) – Pólo de Formação da Benedita, que passou a ser acreditada como entidade formadora pelo IQF – Instituto para a Qualidade na Formação. Em 1998 tornou-se Associação de Utilidade Pública.
Mais de 35 anos depois, a Associação Barafunda é o resultado de um sonho que pretendia dar resposta às lacunas da escola, no âmbito da formação dos jovens, colmatando problemas da sociedade e contribuindo para a sua construção pessoal através da expressão.
Desde então, tem desenvolvido uma vasta gama de actividades com crianças, jovens e adultos, com a missão e objectivo primordial de promover o bem-estar social, económico e cultural da população mais carenciada. “Construímos o desenvolvimento a partir da Benedita” é o seu lema.
Missão
– Promover o desenvolvimento cultural, social e económico do território e das pessoas através do envolvimento individual e colectivo.
– Aperfeiçoar e actualizar continuamente o nosso trabalho para apoiar os desafios das pessoas e contribuir para a criação de vantagens competitivas.
– Contribuir para o desenvolvimento e aumento da competitividade das pessoas, através do aperfeiçoamento e criação de serviços adaptados às exigências de mercado.
– Intervir com a nossa competência e experiência para a satisfação dos nossos clientes, da nossa equipa e de todos aqueles com quem colaboramos.
Visão
– Agir para ser a referência na cultura, apostando na excelência do desenvolvimento local, através do empreendedorismo, inovação e valorização da sociedade, criando um compromisso mútuo com a comunidade.
– Contribuir para o desenvolvimento das PME’s da região.
– Adaptar e direccionar os nossos serviços às necessidades actuais e oportunidades latentes de mercado.
Valores
Benedita
Ambição
Responsabilidade
Atitude
Força
União
Novidade
Dedicação
Acção
Objectivos Estratégicos
– Desenvolver actividades de apoio a crianças e jovens, à sua arte e criatividade, visando a sua inserção;
– Promover a informação, formação, educação e cultura dos públicos desfavorecidos, apostando na igualdade de oportunidades;
– Participar activamente em iniciativas de desenvolvimento local.
Atividades
A associação encontra-se organizada em dois pólos de acção, nomeadamente o Pólo de Formação e Desenvolvimento que engloba o Centro Qualifica e a Academia de Trabalho e Formação e o Pólo de Crianças e Jovens que inclui o Centro Jovem e Programa de ATL. Juntos oferecem uma resposta integradora, traduzida em diversos projectos, permitindo aos residentes do concelho de Alcobaça e circundantes dispor de maiores oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, que se reflectem na sustentabilidade e desenvolvimento da região.
No âmbito das suas actividades, enquadradas na visão sistémica de análise dos problemas do desenvolvimento territorial, promove várias acções no campo da (In)Formação, Educação, Animação Sociocultural e da Intervenção Social e Comunitária. Assim, desenvolve habitualmente actividades muito diversificadas que vão desde a criação e desenvolvimento de actividades de ocupação de tempos livres até à realização de cursos de formação profissional certificada, passando pela produção de estudos e pareceres sobre o mercado de trabalho na região. Procura, também, realizar encontros e debates de natureza cultural, sócio-educativa e formativa, com a publicação em livro dos seminários mais inovadores em termos teóricos ou nas propostas de acção.
Recursos
Consulte aqui alguns dos projetos em que a Barafunda AJCSS participou