Apresentação

Construímos o desenvolvimento a partir da Benedita

Enquadramento

Diz o dicionário que barafunda é a “ausência de ordem; mistura desordenada de pessoas e coisas”. Nada mais errado. Barafunda é a criatividade, a inovação e o empreendedorismo ao serviço da população da Benedita e da região.

A Barafunda – Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social nasceu em 1982 como um projeto ligado às artes dramáticas: um grupo de estudantes do ensino secundário unido e coeso lançava-se então no mundo do teatro com a encenação de peças e a promoção de cursos de representação dramática.

O ano de constituição foi 1989, estendendo-se à organização de atividades com crianças de grupos socioeconómicos menos favorecidos. A Associação foi reconhecida em 1997 como IPSS e inscrita no Registo Nacional das Associações Juvenis do IPJ. Ainda em 1997, surgiu o Centro Lúdico ATL e a Academia de Trabalho e Formação (ATF) – Pólo de Formação da Benedita, que passou a ser acreditada como entidade formadora pelo IQF – Instituto para a Qualidade na Formação. Em 1998 tornou-se Associação de Utilidade Pública.

Mais de 35 anos depois, a Associação Barafunda é o resultado de um sonho que pretendia dar resposta às lacunas da escola, no âmbito da formação dos jovens, colmatando problemas da sociedade e contribuindo para a sua construção pessoal através da expressão.

Desde então, tem desenvolvido uma vasta gama de actividades com crianças, jovens e adultos, com a missão e objectivo primordial de promover o bem-estar social, económico e cultural da população mais carenciada. “Construímos o desenvolvimento a partir da Benedita” é o seu lema.

Missão

– Promover o desenvolvimento cultural, social e económico do território e das pessoas através do envolvimento individual e colectivo.
– Aperfeiçoar e actualizar continuamente o nosso trabalho para apoiar os desafios das pessoas e contribuir para a criação de vantagens competitivas.
– Contribuir para o desenvolvimento e aumento da competitividade das pessoas, através do aperfeiçoamento e criação de serviços adaptados às exigências de mercado.
– Intervir com a nossa competência e experiência para a satisfação dos nossos clientes, da nossa equipa e de todos aqueles com quem colaboramos.

Visão

– Agir para ser a referência na cultura, apostando na excelência do desenvolvimento local, através do empreendedorismo, inovação e valorização da sociedade, criando um compromisso mútuo com a comunidade.
– Contribuir para o desenvolvimento das PME’s da região.
– Adaptar e direccionar os nossos serviços às necessidades actuais e oportunidades latentes de mercado.

Valores

Benedita
Ambição
Responsabilidade
Atitude
Força
União
Novidade
Dedicação
Acção

Objectivos Estratégicos

– Desenvolver actividades de apoio a crianças e jovens, à sua arte e criatividade, visando a sua inserção;

– Promover a informação, formação, educação e cultura dos públicos desfavorecidos, apostando na igualdade de oportunidades;

– Participar activamente em iniciativas de desenvolvimento local.

Atividades

A associação encontra-se organizada em dois pólos de acção, nomeadamente o Pólo de Formação e Desenvolvimento que engloba o Centro Qualifica e a Academia de Trabalho e Formação e o Pólo de Crianças e Jovens que inclui o Centro Jovem e Programa de ATL. Juntos oferecem uma resposta integradora, traduzida em diversos projectos, permitindo aos residentes do concelho de Alcobaça e circundantes dispor de maiores oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, que se reflectem na sustentabilidade e desenvolvimento da região.

No âmbito das suas actividades, enquadradas na visão sistémica de análise dos problemas do desenvolvimento territorial, promove várias acções no campo da (In)Formação, Educação, Animação Sociocultural e da Intervenção Social e Comunitária. Assim, desenvolve habitualmente actividades muito diversificadas que vão desde a criação e desenvolvimento de actividades de ocupação de tempos livres até à realização de cursos de formação profissional certificada, passando pela produção de estudos e pareceres sobre o mercado de trabalho na região. Procura, também, realizar encontros e debates de natureza cultural, sócio-educativa e formativa, com a publicação em livro dos seminários mais inovadores em termos teóricos ou nas propostas de acção.

Recursos

Consulte o artigo na revista Triplov apresentado no IX Colóquio Internacional «Discursos e Práticas Alquímicas» em 2010

Consulte aqui alguns dos projetos em que a Barafunda AJCSS participou

Centro Qualifica
Sede
262 927 032, 968 489 734
Horário: 10h - 13h; 14h30 - 19h30
NIPC: 502421533