Rodas de Conversa

4ª Roda de Conversa

“Resistir à Ditadura: o presente na Bielorrúsia que nos revive o passado em Portugal”

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "Iceland Nh Liechtenstein Active Norway citizens fund RODA DE CONVERSA LITERACIA PARA A DEMOCRACIA 12 de novembro, 5" feira pelas 18h30 Por Zthps/zb/802559 da reunião: 842 3856-3591 "Resistir à Ditadura: o presente na Bielorrúsia que nos revive o passado em Portugal" FUNDAÇÃO CALOUSTEGULBENKIAN CALOUSTE RB BISSAYA BARRETO FUNDAÇÃO iCreate ALÉM ESCOLASUPERIOE CONDOOKS"

Sabes ? Aqui mesmo ao lado … na Bielorrússia, a democracia está comprometida ! não se respeitam os direitos dos cidadãos ! São presos por se manifestarem , são presos por tocarem … são presos porque lutam contra a ditadura! A Bielorrússia é um país da nossa comunidade alargada! Da comunidade europeia !

Cidadãs bielorrussas, a viver em Portugal, vêm contar-nos em primeira voz como é o seu país , o que se está a passar no seu país, como lutam à distância pelo seu país !
Não te faz lembrar outros tempos ? Os tempos da ditadura em Portugal ? Vem daí contar como foi ! E como podemos fazer para não voltar a ser ?

3ª Roda de Conversa

“Como é que os adultos aprendem?”

A imagem pode conter: texto
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A 3ª Roda de Conversa: “Como é que os adultos aprendem?”, decorreu no dia 20 de Outubro.

2ª Roda de Conversa

“Cuidar da Terra, cuidar de Nós”

A imagem pode conter: nuvem e céu, texto que diz "Iceland Liechtenstein Activ Active Norway citizens fund 2° Roda de Conversa Projeto Literacia para a Democracia Cuidar da Terra, cuidar de Nós! FUNDAÇAO GULBENKIAN RB FUNDAÇÃO BISSAYA BARRETO Julho 2020 20:30 Através da plataforma Zoom Participação gratuita sujeita inscrição PARAADEMOCRAC"

A 2ª Roda de Conversa do projeto Literacia para a Democracia foi dedicada ao tema que recolheu o maior número de votos na votação online: Cuidar da Terra, cuidar de Nós!

A conversa começou com uma breve introdução sobre a sessão seguida de três intervenções conduzidas por Teresa Cunha, Inês Besugo e Associação Barafunda. As intervenções vão fazer girar três linhas de pensamento:

– A natureza é nossa ou nós somos natureza ?

– A vida é ciência: desde a horta até à mesa !

– Mais Literacia da produção e do consumo …

Seguiram-se pequenos grupos de conversa onde cada qual teve oportunidade de dizer a sua palavra, de dar o seu contributo para que a Roda continue a girar!
Em jeito de finalizar foram apresentadas as falas de cada grupo de conversa pelo relator respetivo.

(adaptado da Página do Evento)

A intervenção da Associação Barafunda contou com a intervenção da Drª Isabel Rufino, bem como a apresentação de um vídeo acerca das práticas de Literacia Ambiental que têm sido desenvolvidas. Veja abaixo:

1ª Roda de Conversa

“Que Cidadania em tempos de pandemia?

A imagem pode conter: texto que diz "Iceland N. Liechtenstein Active Norway citizens fund 1° Roda de Conversa Projeto Literacia para a Democracia Que Cidadania em tempos de pandemia? FUNDAÇÃO FUNDAÇÃO GULBENKIAN ยB BISSAYA ARRETO 29 de Maio 2020 20:30 Através da plataforma Zoom Partio icipação gratuita, sujeita inscrição LTMETTONBOMOCNGY"

No dia 29 de maio, sexta-feira, decorreu a 1ª Roda de Conversa do Literacia para a Democracia, o projeto que junta diversas entidades a nível nacional em temas como a literacia democrática e sustentabilidade ambiental. Através da Barafunda, a Benedita é um dos núcleos deste projeto.

Esta sessão dedicada ao tema: “Que Cidadania em tempos de pandemia?” gira à volta do que nos inquieta, como pessoas, como parceiros e participantes no projeto “Literacia para a Democracia”, como cidadãos deste país e do mundo…

A conversa começou com uma breve introdução ao tema, seguida de um vídeo motivacional com testemunhos sentidos nos tempos atuais.
Seguiram-se pequenos grupos de conversa onde cada um teve oportunidade de dizer a sua palavra sobre questões como: Em tempos de pandemia … “O que estamos a ganhar?”, “O que estamos a perder?”, “O que queremos preservar?”, “Queremos/Não queremos voltar à normalidade?”, “Somos cidadãos + ativo@s ?”
Em jeito de finalizar foram apresentadas as falas de cada grupo de conversa e um comentário geral.

(adaptado da Página do Evento)

A intervenção da Associação Barafunda consistiu na elaboração e apresentação de um vídeo documental.

Traz-nos alguns testemunhos, vivências e pensamentos em relação à realidade que estamos a viver, abrindo o mote, através da experiência pessoal dos participantes, para a discussão sobre as alterações que advieram da adaptação à situação da pandemia.
Foi produzido com testemunhos de pessoas do núcleo da Benedita, através da associação Barafunda. Veja abaixo: