Projetos decorridos

Projetos decorridos

2019-2021 | Projeto Literacia para a Democracia

No âmbito do Projeto Literacia para a Democracia, a Barafunda AJCSS está envolvida continuamente com entidades parceiras e implementa na região o projeto Mãos com Cabeça. Saiba mais na página do projeto.

2019 (desde) | Cooperação Internacional através do Programa Erasmus

Tendo já participado em eventos internacionais no âmbito do projeto “Percursos Alternativos” ao abrigo do programa “Juventude em Ação”, a partir de 2017 retomámos o desenvolvimento de parcerias internacionais, com os objetivos de conhecer, perceber e reproduzir modelos de intervenção diferenciados, a apreender em ambiente internacional.

A partir de 2019, efetiva-se a participação em mobilidades europeias no âmbito do Programa Erasmus+. Saiba mais sobre os projetos internacionais concluídos nesta página.

2019 | Sessão de informação relativa à qualificação de adultos (25 de Março)

Sessão de esclarecimento e informação dedicada aos COTS – Condução e Operação de Tratores em Segurança, resultado da parceria com uma entidade formadora nesta área, com objetivo de dar resposta a uma necessidade formativa obrigatória destes públicos. Divulgação prévia e fotografia da sessão no Facebook.

2018 | Festejar Qualifica – Barafunda em Ação (Setembro a Dezembro)

Este evento contou com atividades diversas e oficinas em diversas temáticas, durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro. Festejar a Qualificação e 1 ano de Centro Qualifica Barafunda foi o mote! E um evento transformou-se numa multiplicidade de dinâmicas de formação não formal, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido, envolvendo diferentes atores e divulgando/potenciando todos/as. Foram promovidos workshops que envolveram as escolas locais, os adultos/as do Centro Qualifica, artistas/ peritos/as convidados/as e entidade/serviços públicos da região – totalizando mais de 20 eventos e o envolvimento de mais de 450 pessoas. A dinamização das atividades foi assumida por adultos do Centro Qualifica e elementos da equipa técnica, voluntariamente, dando a conhecer práticas de trabalho e lazer, disseminando conhecimentos que vão da alimentação saudável, à tecelagem e tapeçaria, ao yoga e Chi-Kung, Kempo, reciclagem-recriação de produtos, entre outros.

  • Oficina Igualdade? | 25 setembro 2018. Facebook.
  • Inauguração do Mural “#Parar, Pensar e Agir pela Igualdade”, na EB2 da Benedita | 28 de Setembro de 2018. O evento contou com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. Facebook. Na imprensa: Região de Cister; Alcoa; Benedita FM; Tinta Fresca; sítio da Animar.
  • Workshop Alimentar Corpo e Mente | 3 out e 7 nov 2018. Facebook.
  • Benedita Ativa – Passeio Saúde e Conhecimento | 7 outubro 2018. Numa parceria com a Junta de Freguesia da Benedita, a Barafunda AJCSS promoveu uma caminhada de participação gratuita e percurso de 6 km de dificuldade média. Facebook. Na imprensa: Benedita FM.
  • Oficina SER (Uma introdução a ferramentas de PNL, Coaching e Mindfulness) | 11 outubro e 14 Novembro 2018. Facebook.
  • Oficina ReCriar | 20 outubro 2018. Facebook. Na imprensa: Benedita FM.
  • Oficina de Ioga | 23 outubro 2018. Facebook.
  • Oficina de Kempo | 25 outubro 2018. Facebook.
  • Oficina O outro lado | Tecelagem e Tapeçaria | 27 outubro 2018. Na imprensa: Benedita FM.
  • Oficina Sabores e Saberes – Chás e Infusões | 16 novembro. Facebook.
  • Oficina de Chi Kung | 19 novembro e 10 dezembro. Facebook.
  • Oficina de Fotografia | 5 dezembro. Facebook.

2018 | Mural de Street Art pela Igualdade

A criação do mural de Street Art pela Igualdade inscreve-se no âmbito do projeto “#Parar, Pensar, Agir pela Igualdade#Centro”, desenvolvido numa parceria da Agência ANIMAR, Associação Barafunda AJCSS e Agrupamento de Escolas da Benedita. A conceção e construção foi um processo de trabalho coletivo desenvolvido pelos artistas (coletivo “Las Piteadas”), alunos e a comunidade, pretende contribuir para a luta contra todas as formas de discriminação e promover a igualdade de oportunidades. Saiba mais no sítio da Animar.

FESTEJAR QUALIFICA… 3 2 1… AÇÃO!!E a semana é dedicada à Igualdade!Ação de sensibilização e pintura de mural #parar pensar e agir pela igualdade#

Publicado por Barafunda em Terça-feira, 25 de setembro de 2018

2018 | Oficina de Costura Semanal e “Costurar Sorrisos”

A Oficina de Costura semanal decorreu em sessões de aprendizagem grupal, desenho, corte e confeção. Posteriormente, culminou na oficina de Costura Solidária (20 Janeiro 2018), em conjunto com a organização Little Dresses for Africa, com o objetivo de confecionar vestidos que são posteriormente enviados para crianças desfavorecidas de vários países do continente africano. Contando com a participação de universidades sénior, a organização levou da Benedita mais de meia centena de peças de vestuário. A delegação portuguesa da Little Dresses for Africa sublinhou a participação dos beneditenses naquela que foi a “a maior oficina” que a organização alguma vez realizou.

Divulgação no Facebook. Na imprensa: Região de Cister; Benedita FM; Câmara Municipal do Bombarral; Benedita FM.

2018 | “Aprender ao Longo da Vida, reconhecer e desenvolver competências: eficácia na vida e na comunidade” – Professora Doutora Lucília Salgado (25 Janeiro)

Organizado em parceria com o Agrupamento de Escolas da Benedita e a APCEP, no reforço do trabalho do Círculo Regional do Oeste na linha da educação permanente, foi desenvolvida uma sessão com Lucília Salgado, sublinhando a importância da Literacia familiar no sucesso escolar das crianças. Permitiu uma reflexão sobre a educação de adultos em Portugal, os processos de RVCC, os impactos do CNO na vida dos adultos e os impactos diretos nos níveis de autoconfiança, motivação, afirmação em contexto de trabalho, em mudanças na forma de ser, de estar e de fazer. Atraiu sigo a Manuela Paulo (conselho executivo APCEP) e Manuel Lucas Estevão (Presidente da Comissão Diretiva).

Na imprensa: Benedita FM. O evento foi transmitido em LiveStream e esta disponibilizado online. Segue abaixo o vídeo da sessão:

Aprender ao Longo da Vida

Publicado por Barafunda em Quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

2017 (desde) | Centro Qualifica

Os Centros Qualifica são estruturas do Sistema Nacional de Qualificação implementados em 2017 que visam responder às necessidades de qualificação da população. Têm como objetivo prestar informação rigorosa sobre as ofertas de formação e acompanhar, de forma exigente e responsável, jovens e adultos, no que concerne a uma aprendizagem adaptada às diferentes etapas da vida.

Aqui pode consultar a portaria que a criação e o regime de organização e funcionamento dos Centros Qualifica, nomeadamente o encaminhamento para ofertas de ensino e formação profissionais e o desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC). No sentido de captar e mobilizar a população adulta, são incrementadas várias iniciativas, com vista ao aumento da qualificação e à promoção da formação/aprendizagem contínua e ao longo da vida. Saiba sobre as atividades do Centro Qualifica Barafunda AJCSS.

2017 | Integração na (Re)AnimarACE

A Barafunda integrou a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE) – rede de entidades reconhecidas pelo Banco de Portugal e pela Direção Geral do Consumidor. Neste sentido, disponibilizou um gabinete aberto de apoio ao consumidor endividado. Os objetivos passam pela proteção dos consumidores e pela promoção da educação e literacia financeira, analisando a situação financeira, apoiando na resolução de problemas e prestando informação sobre a legislação existente. Na imprensa: Benedita FM.

2017 | Encontro “Aprender dentro e fora da escola” | 21 Novembro

Uma iniciativa organizada em parceria com o Agrupamento de Escolas da Benedita e a APCEP. Sessão pública com o orador Rui Canário, especialista em educação e formação de adultos, debatendo a Educação na Sociedade em torno do pensador Ivan Illich. Este encontro, “Aprender dentro e fora da escola”, que se inseriu nas dinâmicas de parcerias na comunidade – o território como escola, e assumiu uma iniciativa no desenvolvimento do Círculo do Oeste APCEP.

O evento contou ainda com o apoio da Junta de Freguesia e foi transmitido em LiveStream, encontrando-se disponível online. Segue abaixo o vídeo completo da sessão. Cartaz do evento. Na imprensa: Benedita FM.

Aprender dentro e fora da escola

Publicado por Barafunda em Terça-feira, 21 de novembro de 2017

2017 | Pensamento de Ivan Illich

“Uma conversa ao fim do dia em torno do pensamento de Ivan Illich” | 20 Junho 2017
Evento organizado em parceria com a APCEP (Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente) e a ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local). Foi uma oportunidade de, tendo por base a obra de Ivan Illich, refletir sobre as questões da educação. A análise tem na base a crítica de Ivan Illich à escolarização da sociedade e as perspetivas, alternativas, da educação permanente na sociedade – as outras formas de aprender, numa abordagem que vai das teorias aos casos práticos. A sessão teve como convidados, a dinamizar, o Rui Canário e a Lucília Salgado. O evento aconteceu nas instalações da Cases – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social. Cartaz do evento.

2017 (desde) | Chi-Kung

Desde Setembro de 2017 decorrem sessões de Chi-Kung, na promoção de dinâmicas subjacentes ao lema “Qualidade de Vida constrói-se com todos/as”. Um encontro intergeracional, em sessões abertas a todos/as, que permita às pessoas o contacto com práticas terapêuticas com exercícios que combinam movimento e respiração controlada. Divulgação no Facebook.

2015 | “Biblioteca Comunitária .Lê (Ponto, Lê)”

O Centro Jovem recebeu a partir de dezembro um biblioteca comunitária, uma iniciativa que pretende incentivar à leitura e troca de livros e cativar a comunidade. Permite que sejam deixadas obras de literatura pelos utilizadores, que serão depois levados por outros em troca de outras obras, dando a oportunidade de descobrir novos livros através deste sistema simples de trocas e partilhas de livros. Na imprensa: Benedita FM.

2015 | “Escola Feliz e Economia da Felicidade”

Este evento realizou-se em Novembro, como uma iniciativa de partilha de ideias e experiências, facilitando a oportunidade para abordar as tendências do nosso tempo. Estiveram presentes José Pacheco, mentor do projeto “Escola da Ponte”; Manuela Queirós, mentora do projeto “Aprender a Ser Feliz”; e Andresa Salgueiro, mentora do projeto “Believe in Portugal”.

Esta iniciativa contou com a parceria de “FESTA ecoFIT”, na pessoa de João Jorge, responsável pela idealização e conceção do projeto, Agrupamento de Escolas da Benedita, Câmara Municipal de Alcobaça, Junta de Freguesia da Benedita, Associação de Desenvolvimento Empresarial da Benedita, Associação de Pais e Encarregados de Educação da Benedita, Externato Cooperativo da Benedita e do Centro de Formação e Associação de Escolas de Alcobaça e Nazaré. Consulte o site do projeto e os agradecimentos. Na imprensa: Alcoa, Benedita FM.

2011 | Projeto EGS (Encontro de Gerações e Saberes)

No âmbito deste projeto foram realizadas atividades diversas numa colaboração com a Associação Norte da Vila e a Associação de Desenvolvimento Empresarial da Benedita (ADEB), tais como Colóquios e Feiras.

2011 | Participação em Compêndio de Estudos de Caso no âmbito de projetos de Empreendedorismo Social

A Barafunda integrou o compêndio enquanto estudo de caso de empresas sociais que contribuem para a integração e inserção no mercado de trabalho, no âmbito do projeto Urban N.o.s.e. do programa URBACT II, com o objetivo de definir uma rede europeia de incubadoras de empresas sociais. Consulte aqui o documento (em inglês).

2010 – 2013 | Fábrica do Empresário – Consulte aqui a Página do Projeto
Projeto empreendedorismo inovador no panorama nacional. desenvolvido pela ADEB – Associação de Desenvolvimento Empresarial da Benedita em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça e em colaboração com a Associação Barafunda AJCSS e a CEPSE – Cooperativa de Estudos e Intervenção em Projectos Socioeconómicos.

A Barafunda AJCSS, juntamente com os outros parceiros, contribuiu para capturar dinâmicas empreendedoras ligadas aos setores tradicionais (indústria do calçado, marroquinaria, cutelaria, extracção e transformação de pedra) e mobilização de atores locais para os mercados internacionais. Pode visualizar alguns vídeos que foram resultado do projeto na nossa página. Na imprensa: Benedita FM; Colóquio “Passado é Presente”.

2010 | Simpósio Internacional de Escultura em Pedra do Arrimal
Foi uma iniciativa do CEPSE, em parceria com Barafunda e outras organizações. O objetivo desta iniciativa era promover o desenvolvimento da escultura em pedra e criar uma rota de escultura na vila de Arrimal, através do fornecimento de obras esculpidas no espaço público. Paralelamente ao Simpósio, foram realizadas oficinas e seminários sobre escultura em pedra e uma exposição com as obras concluídas durante esse período. Saiba mais no blog do projeto e faça download do Roteiro Turístico Portugal Desenvolvimento Local da Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local.

2009-2010 | Participação em Investigação e Seminários “Escolas: Um olhar a partir da Avaliação Externa

Na sequência de uma investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia que se centrou nos contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário nas regiões de Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo, o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES – IUL), em articulação com Universidade do Algarve e a Barafunda, apresentaram os resultados do projecto EDUORG em três pontos do país (Faro, Évora e Lisboa) em seminários intitulados “ESCOLAS: Um olhar a partir da avaliação externa”.

Com os investigadores Luísa Veloso, Pedro Abrantes, Susana da Cruz Martins, Daniela Craveiro, Telma Caixeirinho e Isabel Rufino, o estudo visa estabelecer uma relação analítica entre políticas de ensino – educação – formação, os modelos organizacionais das escolas, os tipos de liderança e o sucesso/insucesso escolar, realizando uma análise dos contextos institucionais e organizacionais nos ensinos básico e secundário e ponderando o seu impacto nos resultados das escolas (em particular em termos de níveis de sucesso/insucesso escolar). Contempla também a análise do abandono escolar, quer entendo-o como uma forma de insucesso escolar (ainda que com contornos distintos), quer atendendo aos mecanismos accionados pelas escolas no sentido de o ultrapassar, nomeadamente pelo reencaminhamento dos alunos para vias alternativas de ensino – aprendizagem.

Imagem recuperada na página do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia

2008–2009 | “Colunas de Terra”
O Monumento à Natureza “Colunas de Terra”, situado no Vale da Franca (Benedita), resultou de uma colaboração com os arquitetos do Plano B Arquitectura.

Este projeto envolveu voluntários de diferentes países e pretende proporcionar uma experiência única através da arquitectura, da construção, do espaço, da natureza, do conhecimento e das artes plásticas, promovendo a participação ativa da comunidade.

Visando envolver a comunidade local nas atividades da associação, o terreno onde a estrutura está implantada é usado para atividades externas como agricultura ou desporto, com a ideia de criar um pavilhão aberto onde pudessem ocorrer mercados, exposições ou concertos.

O design combina duas referências: a Casa Farnsworth de Mies van der Rohe e as estruturas Bamboo Red Shell de Shigeru Ban, que imitaram o telhado. Na construção do pavilhão, o solo misturado com palha foi utilizado para a construção das colunas, a madeira para o telhado e pavimento e uma membrana translúcida como capa impermeável.
As fundações são feitas em camadas, feitas de tubos de cimento para esgoto. Dentro das colunas existe uma barra de aço que permite a conexão entre as bases e o teto. O Plano B organizou várias oficinas de construção de terrenos para construir as colunas e foram necessários 7 dias de trabalho voluntário para concluir a tarefa. Saiba mais no blog do projeto e no documento técnico do Plano B. Na imprensa: Tinta Fresca, Benedita FM.

2006-2012 | Centro Novas Oportunidades
Foi um centro com a missão de reconhecer, validar e certificar competências adquiridas por adultos ao longo das suas vidas e experiências, conferindo-lhes um certificado com equivalência escolar 4º, 6º, 9º ou Secundário (12º Ano). Envolveu mais de 4000 adultos. Consulte aqui um blog relacionado com o projeto.

Na imprensa: Visitas da Ministra da Educação em Abril e Junho e 2009; Festa das profissões em 2009; Evento de comemoração de 5 anos de CNO em 2011.

2004 (desde) | “Erva Daninha – Quinta Pedagógica da Barafunda”
Tendo em conta a necessidade de envolver os jovens em práticas diárias saudáveis de desporto e de crescimento social, a Quinta Pedagógica da Barafunda pretende promover a prática de desporto e o contacto com a natureza, aliados à inclusão social e à educação não-formal. Numa perspetiva intergeracional e multidisciplinar, pretende promover o desenvolvimento sustentável (pessoas-organizações-territórios), voluntariado e intervenção social e comunitária. É nossa ambição hoje requalificar esse espaço através da implementação de novas atividades e iniciativas em agroturismo e permacultura, contribuindo para o desenvolvimento de nossa área de forma sustentável. Saiba mais aqui. Na imprensa: Evento Benedita FM, Campo Aventura;

2004–2012 | Percursos Alternativos
O projeto “Percursos Alternativos” foi uma referência na inclusão social de crianças e jovens do paradeiro de Alcobaça, bem como dos seus familiares. Sendo um dos 130 projetos promovidos pelo Programa Escolhas (4ª Geração), teve como principais áreas de intervenção a Inclusão Escolar e Educação Não Formal, Formação Profissional e Empregabilidade, Dinamização Comunitária e Cidadania, Inclusão Digital, Empreendedorismo e Capacitação dos Jovens. Saiba mais no blog do projeto.

2002-2005 | Projeto “Criação”

Este projeto foi promovido pela Barafunda no âmbito do Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT).

19992001 | Projeto FENIX.99

A Barafunda AJCSS foi premiada, em 2000, pela Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (ANEFA) no Concurso Nacional S@ber+, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do “Projeto FENIX.99” junto da Comunidade Cigana de Alcobaça. A exposição de fotografia Auto Cigano, da autoria de Valter Vinagre, resultou da vivência do autor numa comunidade cigana de Alcobaça em 1999 no âmbito deste projeto, e circulou por todo o país e também pelo estrangeiro. Na imprensa: Amnistia Internacional; Diário de Viseu; Fátima Missionária.

1989 | Projeto de Prevenção Primária

Esta iniciativa, apoiada pelo Projecto Vida, foi realizada com os parceiros Externato Cooperativo da Benedita e Instituto de Reinserção Social das Caldas da Rainha, focado em atividades com crianças, jovens e adultos, e grupos mais desfavorecidos (social e economicamente).