Projetos internacionais concluídos

Programa Juventude em Ação

2010-2011: “Senses for the Milenium” – Parque Natural de las Lagunas de Ruidera, Espanha

2011: “EduSex exchange” – Viterbo, Itália

Erasmus +

2019: “Youth iniciatives becoming sustainable”

2019: “Creating Entrepreneurs”

2019: “A GREEN – Growth approach for tourism (Greenism)”

Outros projetos e parcerias internacionais

2018: Rede Europeia de Formação e Educação (ETEN – European Training and Education Network)


Youth initiatives becoming sustainable“, Outubro de 2019

A Barafunda AJCSS foi a organização coordenadora deste projeto de mobilidade que juntou participantes ligados ao trabalho na área da juventude de vários países (Bulgária, República Checa, Croácia, Lituânia, Países Baixos, Estónia, Grécia, Roménia, Espanha), para a sustentabilidade dos projetos juvenis. Saiba mais sobre os objetivos e atividades na página do projeto (em inglês).

Testemunhos em vídeo

Testemunhos

“A minha experiência com o Erasmus+, proporcionado através da Barafunda, foi extremamente interessante. O grupo com o qual tive a oportunidade de dividir os 10 dias era recheado de pessoas jovens com sonhos, desejos e vontade de fazer mais e melhor, tivemos momentos de partilha, de confraternização, amizade, respeito, empatia, aprendizagens e a oportunidade de falarmos sobre o nosso país, a nossa pátria. O grupo era constituído por pessoas que representavam 9/10 países, o que tornou a experiência recheada de riqueza cultural e social e, claro, divertidíssima.
Hoje, quando relembro esta experiência recordo com carinho de todas as pessoas que estavam lá, envolvidas com todo o coração, de quererem aprender e de “fazer acontecer”.
Éramos jovens, todos a dividir a mesma experiência e a partilhar sonhos que, muitos deles, nunca foram ditos a outros, mas ali valia a pena partilhar, fazia sentido, era como se fosse o nosso oxigénio – a partilha. Sentia-se no ar a honestidade e a verdade, percebia-se que todos se estavam a divertir, era de fácil perceção que estávamos felizes a viver aquela experiência.
Tivemos a oportunidade de explorar empresas que nos mostraram o seu projeto com todo o carinho e nos responder a algumas questões, tivemos, também, a oportunidade de explorar algumas praias, cidades, montanhas e grutas de Cantábria e era aqui que se intensificavam os laços e as futuras recordações. E tivemos a grande oportunidade de aprender e fazer o curso, que tanto me interessou e me desafiou, sempre em cooperação uns com os outros.
As palavras são poucas para conseguir definir esta experiência, foi uma mistura de sentimentos e emoções que valeram a pena serem vividas e sentidas assim como esta experiência.
Um grande obrigada à Barafunda por me ter dado a oportunidade de viver esta experiência.”

Beatriz Silva, 2019

“Quero começar por agradecer a toda a equipa a Barafunda por me ter possibilitado esta ótima experiência de Erasmus em Cantabria, sem eles nada disso seria possível 😜
Foram 10 ótimo dias que me permitiram desanuviar do quotidiano e conhecer novos mundos para além do nosso pequeno Portugal e ir mais além fronteiras, dando a conhecer os diversos projetos que temos vindo a desenvolver e ao mesmo tempo ficar dentro dos vários trabalhos super interessantes que outras organizações com jovens da Europa têm feito, desde o trabalhos com jovens de zonas problemáticas (drogas, álcool, etc) na Estónia; os direitos LGBT e o feminismo na Croácia; permacultura em Itália; trabalho com crianças e jovens invisuais, surdos e portadoras de outras deficiências na Roménia (Obrigado ao Sami por nos ter ensinado a dizer o nosso nome em Linguagem Gestual); plantações de cânhamo e o seus diversos usos na Lituânia; entre muitos outros trabalhados importantes nas suas comunidades na Grécia, República Checa, Holanda e Bulgária.
Trocas de saberes e conhecimentos sobre os nossos países (aprender algumas palavras noutras línguas), permitindo-nos discutir os mais diversos assuntos da atualidade, ficando a conhecer outras realidades para além da nossa e quem sabe daqui tirar ideias para projectos futuros ou até futuras parcerias.
Dias de muita diversão, convívio e bem-estar. Partilhamos caminhadas pelas montanhas (num grupo mais pequeno, tivemos coragem e fizemos uma caminhada de 5 horas até ao cume do Pico San Vicente, cerca de 950m altura) grutas com pinturas rupestres, praias e visitas a várias empresas de diversos produtos da região da Cantabria, e tivemos a oportunidade de conhecer as principais cidades daquela região, Santoña e Santander. Partilhamos centenas de fotografias entre todos, memórias que vão ficar para sempre, criamos novas amizades que espero continuem por muitos e bons anos.
Espero um dia voltar a encontrá-los todos de novo e poder partilhar o que de novo sucedeu nas nossas vidas desde a nossa experiência juntos em Espanha 🙏”

António Rufino, 2019


Creating Entrepreneurs“, Maio de 2019

Este projeto juntou mais de 30 participantes provenientes de diferentes países (Reino Unido, Espanha, Polónia, Roménia, Malta, Bulgária, Itália, Croácia, Portugal e Turquia, além de haver outras nacionalidades representadas), na Cantabria (Espanha), onde os participantes aprofundaram competências e ferramentas de empreendedorismo, com ênfase na metodologia de gestão de projetos “Dragon Dreaming”. Saiba mais na página do projeto (em inglês).


A GREEN-growth approach for tourISM (Greenism)”, Janeiro-Fevereiro de 2019

Focado no agroturismo como forma de desenvolvimento sustentável das áreas rurais, este projeto colaborou com 25 participantes portugueses e búlgaros, reunidos na Cantabria (Espanha). Focando ainda em tópicos como a permacultura e a economia circular, os participantes desempenharam atividades teóricas e práticas, incluindo a análise de estudos de caso reais, visitas e partilha de experiências com empreendedores locais na área do agroturismo. Saiba mais na página do projeto (em inglês).

http://bit.ly/ErasmusmaisCQBarafunda

Rede Europeia de Formação e Educação (European Training and Education Network – ETEN), 2018

No âmbito da integração da Barafunda AJCSS na Rede Europeia de Formação e Educação (ETEN), visitámos Budapeste, onde estivemos a trabalhar com a ETEN para aproximar associações, escolas e empresas da UE, promover os valores europeus e organizar mais estágios profissionais e programas educacionais para estudantes e professores através do programa Erasmus+. Também neste âmbito recebemos em Portugal as parceiras de Budapeste.

Centro Qualifica
Sede
262 927 032, 968 489 734
Horário: 10h - 13h; 14h30 - 19h30
NIPC: 502421533