Literacia para a Democracia

Literacia para a Democracia

Objectivos

Educar para a cidadania e literacia democrática de modo a desenvolver a auto-eficácia das comunidades na resolução dos seus problemas.

Promotores

O Projecto é promovido pela Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP) e foi seleccionado para financiamento pelo Programa Cidadãos Ativ@s. Trata-se de um programa constituído por recursos públicos da Islândia, Liechtenstein e Noruega (EEA Grants), sendo gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a Fundação Bissaya Barreto. O Programa Cidadãos Ativ@s visa fortalecer a sociedade civil e a cidadania ativa, e a capacitação de grupos vulneráveis em Portugal estimulando, em simultâneo, a cooperação entre a sociedade civil portuguesa, as entidades dos países financiadores e as organizações intergovernamentais.

Atividades

Este projeto envolve diversas entidades a nível nacional (Benedita, Coimbra e Oeiras) no desenvolvimento de dinâmicas que visam sensibilizar indivíduos e ajudá-los a serem ativos na sua comunidade e ajudarem outros a sê-lo, também. O público-alvo, jovens adultos e adolescentes, pretende-se alargado a outros grupos das comunidades, desde os mais novos aos mais velhos.

O projecto reúne participantes em sessões de trabalho em cada território, focalizando jovens adultos de diferentes contextos que irão dinamizar junto de outros grupos da sua comunidade iniciativas cívicas e campanhas de sensibilização sobre literacia democrática e sustentabilidade ambiental que resultarão na elaboração de propostas concretas dirigidas a decisores públicos locais e nacionais.

Parceiros

  • Barafunda – Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social
  • A.L.É.M. – Associação Literatura, Literacia e Mediação
  • Associação para a promoção da criatividade, desenvolvimento pessoal e reabilitação psicopedagógica – iCreate
  • Município de Vila Nova de Poiares
  • Escola Superior de Educação de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra
  • Bjerkaker LearningLab (Noruega)
  • Município de Condeixa-a-Nova
  • Centro Qualifica Associação de Escolas de Paço de Arcos

Período de Implementação: maio 2019 a setembro 2021

Saiba mais na página do nosso projeto “Mãos com Cabeça”

Para conhecer as várias dinâmicas nacionais, siga a página de Facebook do projeto

Centro Qualifica
Sede
262 927 032, 968 489 734
Horário: 10h - 13h; 14h30 - 19h30
NIPC: 502421533