Benedita Jovem

“O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e de correr o risco de viver os seus sonhos, cada qual com seus talentos”

Paulo Coelho

Aqui podes conhecer e encontrar oportunidades no domínio da juventude, locais e internacionais (formações, voluntariado, estágios, empregos, intercâmbios, sem custos associados).

Consulta a página sempre que puderes, pois será atualizada com novas ligações úteis, e contacta-nos com qualquer dúvida para europa@barafunda.eu

Literacia para a Democracia

Sabias que podes fazer parte de um projeto nacional que valoriza o papel dos jovens na comunidade? Vê aqui os objetivos e também as atividades realizadas no âmbito deste projeto. Os jovens voluntários deste projeto podem envolver-se tendo em conta os seus valores, interesses e aspirações. Se te identificas com os objetivos do projeto, envia-nos os teus dados e/ou ideias para europa@barafunda.eu.

Cidadania Ativa e Associativismo

Programa de Apoio Juvenil (PAJ) do Instituto Português do Desporto e Juventude, i.P. – Tens uma ideia de uma ação a realizar e vontade de o fazer? Apoiar e desenvolver atividades de associações juvenis é o objetivo deste programa. Podem candidatar-se Grupos Informais de Jovens a um Apoio Pontual, em qualquer altura do ano, com uma antecedência mínima de 60 dias úteis

Sabias que podes contribuir para definir as políticas que afetam a tua vida?

Orçamento Participativo Jovem – Esta iniciativa permite que cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos possam apresentar e decidir projetos de investimento público. Se tens uma ideia e um objetivo que podem beneficiar várias pessoas, com um montante de até 100.000€, podes submeter a tua proposta.

Petições – Como cidadão tens o direito à petição, um processo que pode ser feito e acompanhado através da internet, incluindo a recolha de assinaturas. Podes assinar ou criar novas petiçõs na própria plataforma da Assembleia da República ou em um dos vários sites de petições online.

Iniciativa de Cidadania Europeia – A iniciativa de cidadania europeia é uma forma única de contribuir para a definição das políticas da União Europeia pedindo à Comissão Europeia que proponha novas leis. Assim que uma iniciativa atinge um milhão de assinaturas, a Comissão decide das ações a tomar.

Outras oportunidades em Portugal

Instituto Português do Desporto e Juventude – Consulta aqui diferentes tipos de programas ativos de apoio para jovens. Programas de voluntariado, campos de trabalho internacionais para jovens, programas de Ocupação de Tempos Livres ou Férias em Movimento são algumas atividades que podes organizar ou participar.

Estágios Profissionais do IEFP – Estágios com a duração de 9 meses com vista a promover a inserção de jovens no mercado de trabalho (ou a reconversão profissional de desempregados).

Estágios PEPAC-MNE – Subprograma de estágios profissionais para os Serviços Periféricos Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Estágios Pepal – Programa de Estágios Profissionais na Administração Local.

Emprego Jovem Ativo – Desenvolvimento de um projeto em equipa composta por 3/4 jovens (2/3 jovens sem a escolaridade obrigatória e 1 jovem detentor de uma licenciatura), com a duração de 6 meses.

Oportunidades no Estrangeiro

Programa Erasmus+ – Atravês deste programa podes realizar, em Portugal ou no estrangeiro:

Intercâmbios de jovens (grupos de jovens de vários países participam num programa de atividades comuns)

Cursos de formação (formação de profissionais ativos no domínio da juventude e nas suas organizações; troca de experiências, saberes e boas práticas e estabelecimento de projetos de longo prazo)

A Barafunda pode ser a tua organização de envio: para saberes das nossas oportunidades em primeira mão: inscreve-te aqui. Para veres alguns projetos internacionais nos quais já participámos, clica aqui.

Corpo Europeu de Solidariedade – Há atividades de Voluntariado, Estágios e Empregos apoiadas através deste programa. Se gostavas de fazer voluntariado ou trabalhar numa organização no estrangeiro, a Barafunda pode ser a tua organização de envio! Inscreve-te aqui. Uma das formas de consultar oportunidades é nas redes sociais: Grupo Erasmus+ Portugal

Estágios Inov Contacto – Programa de estágios internacionais remunerados, aberto a todas as áreas profissionais. O processo de integração dura cerca de 1 ano, do qual a fase de estágio representa cerca de 6 meses.

Estágios União Europeia – Consulta aqui uma listagem dos vários estágios disponibilizados em instituições da União Europeia e respetivas informações (períodos de candidatura, localização, remuneração, etc.).

Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus – Se tens interesse em realizar um mestrado, os mestrados conjuntos Erasmus Mundus (MCEM) são programas de estudos internacionais que decorrem em diferentes instituições de ensino superior. Podes beneficiar de apoio financeiro através de uma bolsa Erasmus+. Consulta aqui os vários programas de mestrado Erasmus Mundus.

Outras páginas para encontrar oportunidades

Instituto Português do Desporto e Juventude

Fundação da Juventude

Eurodesk

Portal Europeu da Juventude

Youth Cluster