7 𝗰𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁os/𝗮𝘀 𝗱𝗼 C𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗤𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗮 𝗕𝗮𝗿𝗮𝗳𝘂𝗻𝗱𝗮 𝗔𝗝𝗖𝗦𝗦 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗺 𝗺𝗼𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗽𝗿𝗲𝗻𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗲𝗺 Itália – Soverato
Destino: Itália – Soverato
Datas: 17 a 22 novembro 2025
𝖯𝗋𝗈𝗀𝗋𝖺𝗆𝖺 𝖤𝖱𝖠𝖲𝖬𝖴𝖲+𝖠𝖼𝗋𝖾𝖽𝗂𝗍𝖺çã𝗈 𝖾𝗆 𝖤𝖽𝗎𝖼𝖺çã𝗈 𝖽𝖾 𝖠𝖽𝗎𝗅𝗍𝗈𝗌 𝟤𝟢𝟤𝟥-𝟤𝟢𝟤𝟩
𝖠çã𝗈 𝖢𝗁𝖺𝗏𝖾: 𝖯𝗋𝗈𝗃𝖾𝗍𝗈𝗌 𝖺𝖼𝗋𝖾𝖽𝗂𝗍𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗇𝖽𝖾𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖾 𝖲𝗍𝖺𝖿𝖿 𝗇𝖺 𝖾𝖽𝗎𝖼𝖺çã𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝖽𝗎𝗅𝗍𝗈𝗌
𝟤𝟢𝟤𝟦-𝟣-𝖯𝖳𝟢𝟣-𝖪𝖠𝟣𝟤𝟣-𝖠𝖣𝖴-𝟢𝟢𝟢𝟤𝟣𝟦𝟣𝟫𝟪
7 aprendentes adultos/as, acompanhadas por um elemento da equipa técnica do Centro Qualifica da Barafunda, participam numa mobilidade europeia com o objetivo de potenciar os seus conhecimentos, competências e experiências, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal/profissional/social bem como para a comunidade/região.
A presente mobilidade tem como forte temática a cultura e património europeu, na especificidade da realidade de Soverato – Itália, as atividades outdoor como ferramenta pedagógica para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento de competências na área digital. Mantem-se, como temática de reflexão transversal, o envelhecimento ativo, sempre com a questão de partida: “de que forma esta experiência e aprendizagens podem ser aplicadas em dinâmicas de envelhecimento ativo e saudável?”
Com esta mobilidade, os/as adultos/as terão a oportunidade de conhecer a realidade de Itália, na especificidade de Soverato, interagir com as comunidades locais e participar numa semana de múltiplas atividades.
Antes, durante e depois, terão a oportunidade de refletir de que forma as aprendizagens realizadas poderão contribuir para práticas saudáveis de envelhecimento ativo nos seus contextos/organização/região.
Paralelamente, irão potenciar competências ao nível da literacia digital, financeira, ambiental e de sustentabilidade e relacionamento interpessoal. Com esta mobilidade cria-se mais uma oportunidade de aprendizagem não formal e informal para candidatos/as adultos/as do CQ da Barafunda, financiada pelo programa ERASMUS+.
Candidatos/as selecionados/as
Face à divulgação da(s) oportunidade(s) de mobilidade, houve um total de 17 candidaturas. Decorrido o processo de seleção, de acordo com os critérios definidos, foram selecionadas 7 aprendentes adultos/as para participar na mobilidade.

Testemunhos
Teresa Galinha
“Está experiência não tenho palavras para a definir …1 um grande obrigado a toda a equipa, depois a todos colaboradores do lado de Itália que tiveram connosco.
Mesmo muito bom para a minha parte pessoal e social, andar em grupo, não é preciso ter muita pressa, mas ser pontual, há sempre os que se atrasam, mas em termos de ver culturas diferentes, a comida também 5 ⭐⭐⭐⭐⭐.
A ida ao mercado , as caminhadas a pé foi muito enriquecedor para mim (adoro caminhadas), a ida à biblioteca, o jogo em que nós fazíamos de peão sobre os ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável agenda 2030 (…) …”
Carla Ribeiro
“Sinto-me muito realizada, adorei os colegas com quem viajei, superei o desafio de perceber o inglês, aprendi outras culturas e costumes e adorava repetir outra modalidade Erasmus +”
Cristina Mateus
“Fazer parte deste projeto foi incrível, tanto ao nível cultural como social e pessoal. Foi um grande desafio (…), desde a decisão de participar até ao convívio diário com pessoas que não conhecia, mas que se revelou muito positivo. Por último, a barreira linguística, pois apesar de me sentir à vontade com o inglês, não falo nada de italiano, (…) Contudo, no grupo, tínhamos duas pessoas que falavam muito bem italiano, o que, claramente, nos aproximou de uma forma calorosa, das pessoas com quem nos relacionámos na região.
(…) o ERASMUS+ também foi incrível ao nível do conhecimento da história da região (que é riquíssima), das atividades comunitárias que a comunidade desenvolve, do investimento académico que aquela região em específico tem desenvolvido (o que a torna numa das regiões de Itália com mais concentração e diversidade de escolas, desde os primeiros ciclos até à profissionalização), etc.
(…) o ERASMUS+ me trouxe aprendizagens e experiências incríveis que eu não iria ter oportunidade de obter no dia a dia da minha vida, tanto ao nível profissional como ao nível das relações humanas, e que me marcaram para a vida de uma forma absolutamente construtiva e positiva.
Para mim, esta oportunidade foi, acima de tudo, uma experiência de enriquecimento e de aprendizagem ao nível das competências pessoais, portanto, saio da experiência a sentir-me uma privilegiada e agradecida por ter sido selecionada, ficando o sonho de um dia poder repetir a experiência.”
Sandra Pereira
“Recordo me de tudo com muito carinho, das nossas guias e de todas as pessoas que conheci em Itália. Esta experiência foi incrível em todos os aspetos, nas atividades que vivemos no parque arqueológico, nas igrejas e estátuas , na biblioteca, nas pinturas do Antonello Ganini e Miguel Ângelo, nas aldeias todas que visitámos, todas aquelas paisagens tanto das praias como nas montanhas, incríveis, e a gastronomia maravilhosa, e por fim os colegas, pois eu não conhecia e levo-os para vida toda, não deixando de falar da nossa líder do grupo D. Isabel, correu tudo muito bem .”
Catarina Silva
“Embarquei nesta experiência com nervosismo, ansiedade e alguma expectativa, a verdade é que as expectativas superaram o que poderia esperar desta mobilidade Erasmus+. Sinto me uma pessoa sortuda por ter sido escolhida para embarcar nesta aventura, é realmente uma experiência muito enriquecedora, quer a nível de conhecimentos quer a nível de superação de obstáculos.
Houve desafios como, movimentar-nos dentro de vários aeroportos, escalas e tudo o que engloba a logística que foi superado por todos com ajuda e espírito de equipa entre todos nós. O obstáculo da linguística também foi por vezes desafiador, mas também todos unidos, foi facilitado.
Gostei imenso de conhecer esta zona da Calábria, no primeiro dia fizemos o jogo “Missão Impossível” que nos permitiu lidar de perto com os cidadãos locais e ficar a conhecer melhor Soverato, desde a cultura, monumentos, a gastronomia e as tradições. (…)
Cheguei a Portugal a vibrar de histórias para contar e com vontade de voltar a cruzar me com estas pessoas interessantes que conheci. OBRIGADA por esta oportunidade na vida que tive.“
André Lourenço
“Sinto-me muito bem e gostei muito da viagem, o pior foi a barreira da língua. Uma coisa que gostei foi esta história:
“CHIESA DELLA MADONNA DI PORTO SALVO ROCCO CAMINITI. CAPITANO DI LUNGO CORSO, COSTRUI QUESTA CHIESETTA NEL 1906. PER ESAUDIRE IL VOTO CHE AVEVA FATTO DURANTE LA VIOLENTA TEMPESTA CHE MINACCIAVA DI FAR PERIRE LA PROPRIA NAVE CON TUTTO L’EQUIPAGGIO.
NELLA RICORRENZA DEL NOVANTESIMO ANNO. I DISCENDENTI PONGONO A RICORDO.
SOVERATO II AGOSTO 1996.“
A igreja Della Madonna Di Porto Salvo a igreja estava sempre aberta e era frequentada por muitas pessoas era muito simples.
Foi uma oportunidade muito especial para mim.”





























