2 𝗰𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗰𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗤𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗮 𝗕𝗮𝗿𝗮𝗳𝘂𝗻𝗱𝗮 𝗔𝗝𝗖𝗦𝗦 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗺 𝗺𝗼𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 individuais 𝗱𝗲 curto prazo 𝗲𝗺 𝗜𝘁á𝗹𝗶𝗮 – 𝗧𝘂𝗿𝗶𝗺
![]()
Destino: Itália – Turim
Datas: 07 fevereiro a 07 março 2025
𝖯𝗋𝗈𝗀𝗋𝖺𝗆𝖺 𝖤𝖱𝖠𝖲𝖬𝖴𝖲+𝖠𝖼𝗋𝖾𝖽𝗂𝗍𝖺çã𝗈 𝖾𝗆 𝖤𝖽𝗎𝖼𝖺çã𝗈 𝖽𝖾 𝖠𝖽𝗎𝗅𝗍𝗈𝗌 𝟤𝟢𝟤𝟥-𝟤𝟢𝟤𝟩
𝖠çã𝗈 𝖢𝗁𝖺𝗏𝖾: 𝖯𝗋𝗈𝗃𝖾𝗍𝗈𝗌 𝖺𝖼𝗋𝖾𝖽𝗂𝗍𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗇𝖽𝖾𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖾 𝖲𝗍𝖺𝖿𝖿 𝗇𝖺 𝖾𝖽𝗎𝖼𝖺çã𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝖽𝗎𝗅𝗍𝗈𝗌
𝟤𝟢𝟤𝟦-𝟣-𝖯𝖳𝟢𝟣-𝖪𝖠𝟣𝟤𝟣-𝖠𝖣𝖴-𝟢𝟢𝟢𝟤𝟣𝟦𝟣𝟫𝟪
2 candidatas participam numa mobilidade individual de curta duração com o objetivo de potenciar os seus conhecimentos, competências e experiências, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal/profissional/social bem como para a comunidade/região.
As mobilidades de curta duração têm como objetivo:
* Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais
* Reforçar competências básicas (línguas, digitais, sociais)
* Promover a inclusão social
* Aumentar a motivação para a aprendizagem ao longo da vida
* Reforçar a dimensão europeia da educação de adultos
As candidatas terão a oportunidade de realizar dinâmicas de formação em contexto de trabalho em organizações em Itália-Turim, adaptadas aos seus perfis de competências e projetos socioprofissionais!
Com esta mobilidade, as adultas terão ainda a oportunidade de conhecer a realidade de Itália, como se lida com a população idosa, conhecer programas e projetos de envelhecimento ativo, participar em atividades intergeracionais e perceber quais os grandes desafios a este nível.
Antes, durante e depois, terão a oportunidade de refletir de que forma as aprendizagens realizadas poderão contribuir para as suas práticas socioprofissionais nos seus contextos/organização/região.
Paralelamente, irão potenciar competências ao nível da literacia digital, financeira, ambiental e de sustentabilidade e relacionamento interpessoal. Com esta mobilidade cria-se mais uma oportunidade de aprendizagem não formal e informal para candidatas adultas do CQ da Barafunda, financiada pelo programa ERASMUS+.
Candidatos/as selecionados/as
Face à divulgação da(s) oportunidade(s) de mobilidade, houve um total de 4 candidaturas. Decorrido o processo de seleção, de acordo com os critérios definidos, foram selecionadas 2 candidatas para participar na mobilidade.

Testemunhos

Carla Mendes
“Esta experiência foi incrível e desafiadora. No início, senti algumas dificuldades em adaptar-me à língua e ao ambiente profissional, mas, ao longo do tempo, fui ganhando confiança e desenvolvendo novas competências. A oportunidade de trabalhar num contexto internacional permitiu-me crescer tanto a nível profissional como pessoal, reforçando a minha capacidade de comunicação, adaptação e trabalho em equipa. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora que me preparou melhor para desafios futuros!”
Raquel Vicente
“Durante a minha experiência de mobilidade curta em contexto de Erasmus +, pude desempenhar várias tarefas e atividades, tanto em contexto profissional como pessoal. (…) Neste curto percurso de mobilidade, desenvolvi significativamente as minhas competências multilinguísticas, maioritariamente em inglês, mas também em italiano. Achei que a comunicação oral foi a forma mais eficaz para expressar os meus pensamentos e sentimentos. Ao longo do estágio, comuniquei-me principalmente em inglês com o chefe da empresa e com os colegas. Trocávamos informações pertinentes sobre projetos e tarefas, tanto de forma oral como escrita, através de emails e mensagens. (…) O projeto teve um impacto positivo no meu ambiente local. Ao regressar, partilhei a minha experiência com colegas e amigos, incentivando-os a participar em programas de mobilidade. Sinto que agora sou um exemplo de como estas oportunidades podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional. Posso contribuir através da participação em iniciativas locais de voluntariado, em projetos de sensibilização ambiental e envolvendo-me mais em ações que promovam a inclusão social e a sustentabilidade.”


















