3 elementos da equipa 𝗱𝗼 C𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗤𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗮 𝗕𝗮𝗿𝗮𝗳𝘂𝗻𝗱𝗮 𝗔𝗝𝗖𝗦𝗦 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗺 𝗺𝗼𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 job-shadowing 𝗲𝗺 𝗜𝘁á𝗹𝗶𝗮 – 𝗧𝘂𝗿𝗶𝗺
![]()
Destino: Itália – Turim
Datas: 17 a 21 março 2025
𝖯𝗋𝗈𝗀𝗋𝖺𝗆𝖺 𝖤𝖱𝖠𝖲𝖬𝖴𝖲+𝖠𝖼𝗋𝖾𝖽𝗂𝗍𝖺çã𝗈 𝖾𝗆 𝖤𝖽𝗎𝖼𝖺çã𝗈 𝖽𝖾 𝖠𝖽𝗎𝗅𝗍𝗈𝗌 𝟤𝟢𝟤𝟥-𝟤𝟢𝟤𝟩
𝖠çã𝗈 𝖢𝗁𝖺𝗏𝖾: 𝖯𝗋𝗈𝗃𝖾𝗍𝗈𝗌 𝖺𝖼𝗋𝖾𝖽𝗂𝗍𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗇𝖽𝖾𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖾 𝖲𝗍𝖺𝖿𝖿 𝗇𝖺 𝖾𝖽𝗎𝖼𝖺çã𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝖽𝗎𝗅𝗍𝗈𝗌
𝟤𝟢𝟤𝟦-𝟣-𝖯𝖳𝟢𝟣-𝖪𝖠𝟣𝟤𝟣-𝖠𝖣𝖴-𝟢𝟢𝟢𝟤𝟣𝟦𝟣𝟫𝟪
3 elementos da equipa técnica do Centro Qualifica da Barafunda participam numa mobilidade de job shadowing com o objetivo de conhecer diferentes realidades e instituições em Turim, relacionadas com a temática do envelhecimento ativo. É a oportunidade de conhecer práticas diversas em Itália, que é o país, junto com Portugal, com a população mais envelhecida da Europa!
Com estas mobilidades irão potenciar os seus conhecimentos, competências e experiências, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal/profissional/social bem como para a melhoria das práticas formativas – formais e não formais – no Centro Qualifica da Barafunda e comunidade.
Terão a oportunidade de conhecer a realidade de Itália, como se lida com a população idosa, conhecer programas e projetos de envelhecimento ativo, participar em atividades intergeracionais e perceber quais os grandes desafios a este nível.
Paralelamente, irão potenciar competências ao nível da literacia digital, financeira, ambiental e de sustentabilidade e relacionamento interpessoal.
Com esta mobilidade cria-se mais uma oportunidade de aprendizagem não formal e informal para a equipa técnica do CQ da Barafunda, financiada pelo programa ERASMUS+.
Candidatos/as selecionados/as
Face à divulgação da(s) oportunidade(s) de mobilidade, houve um total de 7 candidaturas. Decorrido o processo de seleção, de acordo com os critérios definidos, foram selecionadas 3 elementos do staff para participar na mobilidade.

Testemunhos
Catarina Félix
“A mobilidade Erasmus+ de job shadowing em Turim foi uma experiência muito enriquecedora, não só a nível profissional, mas também humano. Através da visita a instituições que desenvolvem trabalho na área do envelhecimento ativo, foi possível conhecer práticas inspiradoras e abordagens centradas na promoção da autonomia, participação e bem-estar das pessoas mais velhas.
Para além disso, esta mobilidade destacou-se também pela convivência com o grupo que participou na experiência, o dia a dia em conjunto proporcionou momentos de entreajuda, companheirismo e partilha, permitindo aprender a viver em grupo, a colaborar e a respeitar os espaços e ritmos de cada uma. Turim surpreendeu, entre museus incríveis, cafés históricos e vistas para os Alpes, viver a cidade foi também uma experiência única!
Desta experiência levo comigo aprendizagens, conhecimento de boas-práticas nas áreas do envelhecimento ativo e aprendizagem ao longo da vida, boas recordações e a certeza de que é nas experiências partilhadas que mais crescemos, tanto como profissionais como enquanto pessoas.”
Joana Susano
“A minha participação nesta mobilidade permitiu-me adquirir um conjunto valioso de conhecimentos e experiências em áreas relacionadas com o envelhecimento ativo, o desenvolvimento comunitário e a inclusão social, e que poderei transpor tanto para a minha prática profissional como para a vertente pessoal e social que me é inerente. (…) Sendo esta uma experiência em grupo aprimorei ainda capacidade de organização grupal, capacidade de escuta e de diálogo, convivência/partilha de espaço habitacional, orientação e adaptação a novas situações, a rotinas diferentes e a personalidades distintas com quem partilhava 24h do meu dia.”









